quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MILÃO - OS PARGOLETI ESTIVERAM LÁ



Milão é, desde a Idade Média, um grande centro comercial, industrial e financeiro em nível europeu. É o centro económico do país, tendo cerca de 4,5 milhões de habitantes.

De origem céltica, foi conquistada pelos romanos em 222 a.C.. Tinha a designação de Mediolanum e foi a capital do império do ocidente entre 305 e 402. O Édito de Milão, de Constantino, em 313 assegurou a liberdade religiosa no império. As invasões hunas, góticas e lombardas nos séculos V e VI arruinaram a cidade. Comuna independente no século XII e XIII, tornou-se a capital do ducado de Milão em 1395 sob domínio da família Sforza. Passou para domínio espanhol em 1540 e austríaco em 1713. Napoleão tornou-a capital da República Cisalpina em 1797 e do Reino de Itália de 1805 a 1814. Voltou ao domínio austríaco de 1815 a 1859, quando se uniu ao Reino da Sardenha
Foi uma das cidades italianas que mais sofreram na Segunda Guerra Mundial, sendo alvo de gigantesca reconstrução.






 Os monumentos de maior interesse são as igrejas romanas de Santo Ambrósio e Santa Maria delle Grazie, a magnífica catedral gótica, o Palácio dos Sforza (obra de Leonardo da Vinci e de Bramante), o teatro de ópera Scala e as galerias Vittorio Emanuele (1865-1867). Nasceram nessa cidade os Papas: Alexandre II, Urbano III, Celestino IV, Pio IV, Pio XI.

Milão é um dos principais centros financeiros e de negócios da Europa. A cidade é o assento da troca conservada em estoque italiana (a Bolsa Italiana) e seu hinterland é uma área industrial de avanguarda. Fiera di Milano, complexo do centro do Exhibition da cidade e feira de comércio é notável. Este fairground novo, no suburbio do noroeste de Pero e de ró (abertos em abril 2005), é o maior projeto de construção aberto da Europa, fazendo a Feira de Milão o complexo a maior da feira de comércio no mundo. Milão junto com Paris é uma das capitais mundiais da moda. A cidade é também uma das cidades mais ricas da união europeia.

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário