segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DIA 13 , DIA DE SANTA LUZIA E I PARGOLETI

santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim. Dia 13 é dia de Santa Luzia, virgem e mártir do terceiro seculo da cristandade. A devoção a santa protetora da visão foi trazida a Nova Trento pelos imigrantes trentinos.  Na véspera de sua festa as mães incentivavam as crianças a colocar um pouco de capim num prato e deixar sobre a mesa antes de dormir. De noite santa Luzia passava e levava o capim para o cavalinho e deixava bolachas pintadas de presente.  " Santa luzia mamma mia. che se la mamma non la ghe mete, resta vôte le scudelete! ( Santa Luzia, minha mãe. Se a mãe não coloca alguma coisa ficarão vazios pratinhos'.)
Os pargoleti todos os ans revivem a tradição. Este ano foram distribuidos 35 quilos de bolachas e mil santinhos. A tarefa de organizar e recolher patrocinio foi a senhora Neide Boso cadorin a dona Neide. Apaixonada pela cultura e tradição, não mediu esforços para da vida a o evento. I Pargoleti abrilhantaram o evento com seus cantos.
Imagem fotografada na capela do bairro  Espraiado. Segundo dona Palmira Demonti Pedroti a estátua , de 1958, substiuiu um quandro da santa que foi trazido da Itália por Atílio Vicentini
a

Um comentário:

  1. Olá Jonas! Conheço uma versão mais extensa do verso que tu citou, que me foi ensinada pela minha nona.

    "Santa Luzia, mamma mia
    porta roba a casa mia
    se la mamma nol ghe met
    resta vuot le scudelete
    e la borsa del papà
    piena piena venerà".

    Abraços!

    ResponderExcluir