domingo, 7 de dezembro de 2014

SANTA LUCIA ESTÁ CHEGANDO DE NOVO !

 
 
 
"Santa luzia esta aqui próxima, meninos vão para cima dormir. Coloquem na fora da casa sal e farinha e não se façam mais ouvir".
 
Dia 13 é dia de Santa Luzia ou Lucia(em italiano). A tradição trazida pelos antepassados deixou a lembrança de que na véspera do dia 13 as crianças deveriam colocar um prato sobre a mesa, com fiapos de capim para dar de comer ao cavalinho que conduz a santa cega." santa Lucia  lé passata chi com suo cavalin manhando capim!" Em troca a santa deixava nos pratos bolachas de natal coloridas. Uma alegria que antecedia o Natal em uma época que as guloseimas eram escassas. O tempo passou e a tradição foi se perdendo. I Pargoleti, juntamente com  senhora Neide Boso Cadorin organizam, há quatro anos, a passagem de da santa pelas casa da rua João Bayer Sobrinho distribuindo as bolachas com um santinho que relembra a tradição.
Este ano o santinho traz a imagem de santa Lucia que está num capitel  no Bairro Alto Silva, na subida de um dos montes mais altos da região, na propriedade do senhor Valentim Casset. O texto abaixo nos dá um indício da idade do capitel e o porque de sua construção.
 
Visita em 21 setembro de 1943.P. Jose Da Poain SJ.
" 3ª feira às 3h da madrugada repicaram os sinos; as 3 e meia entrou missa aviando-se em seguida a gente em romaria ao monte Barão para pedir a santa Luzia a graça de o  padre Vigário, José Da Poian, recuperar a vista ( o quadro havia sido colocado na grota dias antes). O padre seguiu a cavalo com Luiz Tridapali até o Alto Silva, até a casa de Zeno de Gasperi, ai esperarm a gente e subiram a pé levando duas horas  e meia até a grota pois o camniho era aos pedaços liso e íngreme, Francisco Dal... levava o padre pela mão e o puxava para cima. Na gruta chegados começou a trovejar, a  ventar vento frio( está a ...acima do nível do mar). Comeu-se, cantou-se o padre benzeu o quadro que ainda não estava benzido, rezou-se o terço, o padre improvisou uma oração."
(Crônica dos principais acontecimentos que se dão na valada nas visitas do sacerdote 1943)

 
 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário