Uma figura representada de modos diversos nos presépios de Nova Trento é a do pastor com uma ovelha nos ombros. Na região italiana do Piemonteo o pastor foi batizado pelo nome de Gelindo. Abaixo temos várias fotos de Gelindos dos presépios neotrentinos do ano de 2025. Gelindo é uma representação teatral sacra piemontesa, dividida em dois atos , de tradição secular, também conhecida pelo nome "Divota Comédia". É a mais conhecida e encenada durante o período natalino.
“Cantamos, recitamos… rezamos, brincamos
A história de Gilindu é uma história do Monferrato
Todos os anos a contamos com verdadeira devoção, porque a história de Gilindu está em nossa tradição.
O tempo passa, mas Gilindu todo ano volta a nós:
É a história de nossa vida… é a história do Monferrato”
A Divòta Comedia tem sem dúvida origem no Monferrato e sua primeira escrita remonta, segundo os estudiosos, ao século XVII. Essa representação apresenta claras semelhanças com o teatro medieval da área franco-piemontesa, os Mistérios e os presépios vivos, que depois se tornaram dramas sacros.
A história narra as aventuras do pastor Gelindo, um homem simples, rabugento e teimoso, mas de coração de ouro, que para obedecer ao recenseamento do imperador deixa sua casa e sua família em Monferrato e embarca em uma viagem que o levará a Belém, onde encontrará José e Maria e será o primeiro, segundo a história, a presenciar o nascimento do menino Jesus. Acompanhando-o nessa viagem estará um cordeirinho colocado ao redor de seu pescoço e amarrado pelas quatro patas, na frente, sobre o peito. Será justamente esse animal que se tornará símbolo da figura de Gelindo. Podemos notar na história a representação de cenas camponesas, realizadas justamente para mostrar e captar o encanto das almas mais simples. A figura de Gelindo deixou também rastros em provérbios e expressões piemontesas, como, por exemplo, a frase: “Gelindo retorna”, dirigida àqueles que tentam fazer algo, mas sempre voltam atrás, sem concluir nada. De fato, na representação, percebemos uma atitude evidente de Gelindo que remete ao dito popular. Ele, de fato, gostaria de partir, mas adia a partida várias vezes, seja porque se esquece de algo ou porque começa o seu caminho, mas depois ele volta sobre seus passos porque não confia na esposa e, a cada vez, quer dar-lhe mais recomendações. IN https://www.granmonferrato.it/la-storia-di-gelindo-il-pastore-monferrino/










.jpg)
.jpg)




.jpg)
.jpg)











.jpg)







Nenhum comentário:
Postar um comentário