domingo, 16 de outubro de 2011

VERMIGLIO - UNA NOT DA BATEZAR (Uma noite ainda sem nome!)

Vermiglio, uma cidade nos confins do Trentino há 1200 metros acima do nível do mar foi o cenário de uma das experiencias mais emocionantes que os Pargoleti passaram na Itália.
A cidade e sua população guardam ainda na memória e nos seus museus o terror da 1ª Guerra Mundial. Por ser uma cidade de fronteira com o império Austro-húngaro, em  Vermiglio foi construido uma fortaleza que ainda está de pé para contar a triste história da cidade que foi evacuada e destruida durante os confrontos. Muitos moradores , empobrecidos e sem perspectivas de vida migraram para o Chile, na cidade de La Serena . Hoje a cidade foi reconstruida com uma beleza ímpar pela moldura das montanhas cobertas de neve em pleno verão. Foi em Vermiglio que os pargoleti, por meio do etnomusicologo Renato Morelli, conheceram a hospitalidade  de uma população que  nos fez sentirmos em casa. Fomos recebidos pela vice sindaca e a noite pelo sindaco. Com muita simpatia nos levaram a conhecer a história da cidade. A noite nos serviram uma janta como nos velhos tempos: cerveja caseira, vinho, queijo de cabra, scodeguin, torta de batata, pão caseiro,  saladas colhidas nas suas hortas.
A noite continuou com o encontro dos Cantori di Verméi. Esses cantores, segundo Morelli, cultivam o canto de montanha no seu estágio primitivo. Uma experiência indescritível poder cantar ao lado de musicos tão especiais. A comunidade saiu de casa e se acomodou na esquina acústica aonde a música foi a língua que falou mais alto. O sindaco de Vermiglio nos brindou com a flâmula da cidade. Lançamos o convite para retribuirmos a hospitalidade aqui em Nova Trento. No Volt dei Paoi a noite continuou como se todos tivessem enfeitiçados pela magia da hospitalidade e música em dialeto. Che nostalgia. O méio: che destrán 





Nenhum comentário:

Postar um comentário